Qual a diferença entre Espelhamento x Cristalização? Você também fica confuso com tantas expressões diferentes relacionadas a estética automotiva? Quando procura um serviço pra fazer e seu carro tem dificuldade de entender exatamente o que será feito no seu carro?
Pois é, eu percebo muito a dificuldade dos clientes em entender esses conceitos e muitas vezes recebo essas perguntas, então separei hoje os dois termos mais falados e vamos deixar tudo bem claro por aqui.
Espelhamento e Cristalização, afinal o que são e de onde surgiram essas expressões?
Vou começar pelo espelhamento, termo que se refere a transformar algo em espelho. No universo da estética automotiva o espelhamento seria um processo que consegue remover por completo a textura do verniz automotivo, tornando a superfície extremamente lisa, com reflexo nítido e perfeito. Interessante hein? Até certo ponto sim, mas esse processo exige o uso de diversas lixas para conseguir esse resultado, e assim uma grande parte do verniz será consumido, reduzindo sua vida útil, além disso o processo tem um risco muito grande de passar do ponto e remover verniz em excesso, além de remover uma característica original da pintura que é sua textura.
E a Cristalização? Basicamente é um processo antigo de proteção de pintura, que surgiu nos anos 2000, com a promessa de 10 anos de proteção, era algo parecido com a vitrificação que temos hoje, porém o tempo passava e a superfície do carro ficava toda amarelada, precisando lixar tudo pra remover, um completo desastre… No caso a cristalização teve seu nome adotado pelos fabricantes de cera, que criaram o termo “Cera Cristalizadora”, e assim a cristalização hoje basicamente consiste na aplicação de uma cera sobre a pintura, com a proposta de proteção e brilho.
O mais importante é entender que atualmente os termos Espelhamento x Cristalização são usados de maneira comercial, ou seja, nem sempre se referem exatamente a sua origem e seu conceito. O que mais vejo é profissionais divulgando o serviço de “espelhamento” mas aplicando um polimento técnico com aplicação de cera no final.
Se você é consumidor de estética automotiva procure entender os processos que serão realizados pelo profissional que vai cuidar do seu carro, um bate papo aberto pode te deixar mais seguro e consciente da escolha que fez.
Se você é profissional de Estética Automotiva procure ser transparente com seu cliente, evite termos comerciais ultrapassados, mostre seu conhecimento técnico e explique todo o processo que será realizado em um atendimento, isso te dá autoridade e credibilidade!
É isso aí pessoal, eu confesso que não gosto muito dessas expressões, mas em algumas regiões elas são muito fortes, e leva um tempo para mudar determinadas culturas em um mercado cada vez mais em transformação.
Quer comprar produtos de estética automotiva na Loja Oficial da Galera do Brilho? Acesse https://www.galeradobrilho.com.br. Enviamos para todo o Brasil.
Até mais!