fbpx
Studio Automotivo / Serviços / Cursos Presenciais e Online

Blog

Polimento Veneto Studio

Espelhamento X Cristalização: Qual a diferença?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Qual a diferença entre Espelhamento x Cristalização? Você também fica confuso com tantas expressões diferentes relacionadas a estética automotiva? Quando procura um serviço pra fazer e seu carro tem dificuldade de entender exatamente o que será feito no seu carro?

Pois é, eu percebo muito a dificuldade dos clientes em entender esses conceitos e muitas vezes recebo essas perguntas, então separei hoje os dois termos mais falados e vamos deixar tudo bem claro por aqui.

Espelhamento e Cristalização, afinal o que são e de onde surgiram essas expressões?

Vou começar pelo espelhamento, termo que se refere a transformar algo em espelho. No universo da estética automotiva o espelhamento seria um processo que consegue remover por completo a textura do verniz automotivo, tornando a superfície extremamente lisa, com reflexo nítido e perfeito. Interessante hein? Até certo ponto sim, mas esse processo exige o uso de diversas lixas para conseguir esse resultado, e assim uma grande parte do verniz será consumido, reduzindo sua vida útil, além disso o processo tem um risco muito grande de passar do ponto e remover verniz em excesso, além de remover uma característica original da pintura que é sua textura.

E a Cristalização? Basicamente é um processo antigo de proteção de pintura, que surgiu nos anos 2000, com a promessa de 10 anos de proteção, era algo parecido com a vitrificação que temos hoje, porém o tempo passava e a superfície do carro ficava toda amarelada, precisando lixar tudo pra remover, um completo desastre… No caso a cristalização teve seu nome adotado pelos fabricantes de cera, que criaram o termo “Cera Cristalizadora”, e assim a cristalização hoje basicamente consiste na aplicação de uma cera sobre a pintura, com a proposta de proteção e brilho.

O mais importante é entender que atualmente os termos Espelhamento x Cristalização são usados de maneira comercial, ou seja, nem sempre se referem exatamente a sua origem e seu conceito. O que mais vejo é profissionais divulgando o serviço de “espelhamento” mas aplicando um polimento técnico com aplicação de cera no final.

Se você é consumidor de estética automotiva procure entender os processos que serão realizados pelo profissional que vai cuidar do seu carro, um bate papo aberto pode te deixar mais seguro e consciente da escolha que fez.

Se você é profissional de Estética Automotiva procure ser transparente com seu cliente, evite termos comerciais ultrapassados, mostre seu conhecimento técnico e explique todo o processo que será realizado em um atendimento, isso te dá autoridade e credibilidade!

É isso aí pessoal, eu confesso que não gosto muito dessas expressões, mas em algumas regiões elas são muito fortes, e leva um tempo para mudar determinadas culturas em um mercado cada vez mais em transformação.

Se você deseja aprender como fazer uma lavagem adequada ao seu carro, baixe o nosso e-book gratuitamente: https://venetostudio.com.br/e-book-veneto/

Atualmente temos uma parceria com a loja Brilhoso (https://bit.ly/lojabrilhoso ), eles estão oferecendo 5% de desconto para quem usar o cupom GaleraDoBrilho.

Até mais!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Assine nossa newsletter!

Seus dados serão protegidos.

Últimos Posts

Blog
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Podemos te ajudar?